Avançar para o conteúdo principal

Get ready to the Zivkovic factor

Possivelmente Zivkovic vai estrear-se, na sexta-feira, como titular num jogo  oficial do Benfica. Raramente, em Portugal, um jogador criou tanta expectativa em torno da sua qualidade mas raramente um jogador a justificou tanto. Ainda hoje, no jornal O JOGO, um ex-treinador de Zivkovic no Partizan de Belgrado alimentou, ainda mais, essa expectativa, considerando o jogador do Benfica “melhor do que Markovic”, justificando depois a sua opinião com o facto de ter orientado os dois e os conhecer como poucos o conhecerão em Portugal.

Pessoalmente acho essas comparações inúteis, porque a carreira de Zivkovic em Portugal se fará autonomamente, sem necessitar de comparações com outro dos grandes talentos do campeonato português. Até porque Markovic teve a sua oportunidade de brilhar no campeonato português e aproveitou essa oportunidade, com brilhantismo. Se o fará de novo é, pelo menos, tão incerto como garantir que Zivkovic o o fará no Benfica.

Para mim, o que é relevante, é que Zivkovic consiga demonstrar todo o seu incrível potencial que o pode tornar, em minha opinião, no maior e mais entusiasmante talento a actuar em Portugal. Isso sim, creio que será o mais relevante. Trata-se de um talento extraordinário que pode, facilmente, marcar a diferença na liga portuguesa e mais tarde em qualquer uma das ligas mais competitivas da Europa.

Porém, tudo isto tem um local próprio para se confirmar. No campo e não nos jornais. Na imprensa as coisas tornam-se mais fáceis e é fácil perceber como, todos os dias, aparecem e desaparecem novos craques nas páginas mais coloridas da imprensa desportiva. Não é aí que Zivkovic terá de demonstrar que se trata do maior talento do futebol português. Repito. É no campo. Amanhã terá uma primeira oportunidade para o demonstrar. No futebol, há muitas coisas que dependem do contexto, da oportunidade, da sorte e do azar. Mas em casos tão excepcionais como o de Zivkovic tudo começa e acaba no jogador. É ele que determina o seu futuro.

Texto de José Marinho

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=10205606455439537&id=1797896043

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Força Benfica #rumoao39

 Olá amigos Benfiquistas Hoje iremos iniciar mais uma maratona que como todos desejamos nos levará ao desejado bi-campeonato, sabemos que não será um percurso fácil, os adversários tudo farão dentro e principalmente fora de campo para tentarem nos retirar do trilho, mas #juntos somo mais fortes e nada nem ninguém nos impedirá de chegar ao nosso objectivo. Força Benfica #rumoao39

O lider do coro paroquial de Contumil

O Macaco, perdão o menino Fernandinho lider do coro paroquial de Contumil deu uma entrevista à revista Sábado, onde entre outras coisas vêm denunciar as injustiças de que têm sido ditas e escritas sobre ele, diz então o Fernandinho; "É difícil gerir as massas. Levo 300 ou 400 pessoas, muitos deles jovens que nunca foram a lado nenhum, e eles em grupo sentem-se inatingíveis, acham que estão acima de tudo. Às vezes, quando chego lá para travar isso já é tarde" E continua o Fernandinho; "As pessoas gostam de generalizar e de pôr rótulos nas coisas, dizem que somos bandidos, que sou o chefe dos bandidos. Somos uma micro-sociedade, e o que existe na sociedade existe na claque. Há toxicodependentes, traficantes, assaltantes, como também há médicos ou advogados. Há pessoas boas e más. Mas também há polícias ou políticos criminosos ou corruptos e não é por um polícia cometer um crime que todos são criminosos. Não tenho nada a ver com o que as pessoas fazem no seu dia a dia,

O jogador do Benfica que é um três em um

A revista FourFourTwo fez uma listagem dos 50 melhores jogadores jovens do futebol mundial na qual incluiu três jogadores do Benfica, António Silva, João Veloso e Andreas Schjelderup.  Sobre João Veloso, jovem médio de apenas 17 anos que atua na equipa de sub-23 do Benfica, dizem: «Portugal é uma Seleção abençoada neste momento. Tem Bruno Fernandes, Rúben Neves e Bernardo Silva como opções para o meio-campo. Em pouco tempo pode ter os três em apenas um», lê-se na descrição do jovem, de 17 anos, que tem «a capacidade de decisão de um jogador dez anos mais velho». «Mais cedo ou mais tarde vai direto ao topo», acrescenta.