Avançar para o conteúdo principal

José Gomes Jovem talento da semana do UEFA

Melhor marcador e Jogador de Ouro no Campeonato da Europa de Sub-17 da UEFA de 2016, competição na qual eclipsou Paco Alcácer como goleador-mor de sempre, José Gomes, ou "Zé Golo", como também é conhecido, chegou à equipa principal do Benfica na presente temporada e tornou-se no mais jovem jogador das "águias" a actuar na Europa, com 17 anos e 174 dias.
Nomes: José Gomes
Clube: Benfica
Estreia: 9 de Setembro de 2016 contra o Arouca
Posição: Avançado
Nacionalidade: Portuguesa
Data de nascimento: 8 de Abril de 1999 Pré preferencial: Direito
Altura: 1,78m
O que dizem
"José Gomes tem vindo a trabalhar bem. Este processo teve de ser acelerado [por causa das lesões dos outros atacantes], mas às vezes as coisas acontecem assim. Os jovens jogadores têm de estar preparados porque às vezes as oportunidades surgem quando menos se espera. Tal como outros jovens da equipa B e dos juniores, vem trabalhando com os seniores há algum tempo e tem dado boa resposta. Ele é o exemplo da qualidade e dos jogadores feitos no Benfica, e sabe o que isso significa. Conto com ele."Rui Vitória, treinador do Benfica

"Vejo José Gomes como um talento natural que poderá ser o ponta-de-lança de Portugal num futuro não muito distante. É um goleador nato, mas porque é tão bom tecnicamente, também gosta de ter a bola. É um 9 capaz de fazer a diferença, a jugar pelo que vimos até agora e nos desempenhos no EURO Sub-17."
Nuno Gomes, antigo avançado do Benfica e director-geral da academia do clube
Origens Nascido na Guiné-Bissau, antiga colónia de Portugal situada na parte ocidental de África, José Gomes ingressou no Benfica depois de ter chamado a atenção durante um torneio jovem disputado no Algarve, em 2011. Marcou golos com regularidade e, depois da brilhante participação no EURO Sub-17, neste Verão, estreou-se na equipa B dos "encarnados" em Agosto. Contudo, com o treinador Rui Vitória a enfrentar uma crise de atacantes no mês passado, José Gomes passou a treinar mais frequentemente com os seniores e fez o primeiro jogo ao entrar nos instantes finais da vitória fora, por 2-1, frente ao Arouca, em jogo da Liga portuguesa. Debutou depois também na UEFA Champions League, ao participar na derrota do Benfica, por 4-2, no terreno do Nápoles, a 28 de Setembro, situação que o tornou no jogador mais novo de sempre do Benfica a actuar numa competição de clubes da UEFA, com 17 anos e 174 dias.
José Gomes: melhor marcador do EURO Sub-17 Veja o "hat-trick" de José Gomes à Áustria Estilo de jogo José Gomes é um finalizador natural, um predador letal dentro da grande área, como se pôde ver no passado mês de Maio durante o EURO Sub-17, disputado no Azerbaijão. Os seus colegas de equipa colocam a bola na área para José Gomes fazer o resto – e o facto de cinco dos sete golos marcados na prova terem acontecido de cabeça ilustram bem o talento do avançado.
Parecenças Para os adeptos mais antigos do Benfica, há um nome que vem à cabela quando se pensa em José Gomes. O estilo de jogo do jovem e o instinto matador faz lembrar o ex-avançado Nené, que actuou no clube durante as décadas de 1970 e 1980. Autor de 363 golos em 576 partidas realizadas pelas "águias", Nené ajudou Portugal a chegar às meias-finais do Campeonato da Europa da UEFA de 1984, tendo marcado um golo importante na vitória, por 1-0, sobre a Roménia.
Conheça o "Zé Golo", avançado de Portugal Momento de afirmação José Gomes deu mostras de enorme talento ao assinar sete golos em apenas cinco jogos realizados na UEFA Youth League da época passada. Anunciou-se depois a uma audiência mais vasta ao igualar os números quando Portugal conquistou o EURO Sub-17, em Baku, entre os quais se incluiu um "hat-trick" na vitória sobre a Áustria, por 5-0, nos quartos-de-final. Jogador de Ouro do EURO Sub-17 de 2016:
José Gomes Melhor cenário O prodígio atacante do Benfica tem somente 17 anos, por isso, no curto prazo, deverá ter menos oportunidades para jogar quando os experientes Jonas e Raúl Jiménez recuperarem das respectivas lesões. No entanto, caso continue a progredir como até agora, e consequentemente a acumular minutos em campo e experiência, poderá ter lugar entre os convocados de Portugal para o EURO Sub-21, a disputar na Polónia no próximo Verão. E já vimos do que é capaz de fazer em fases finais!
O que ele diz
"Sou ponta-de-lança, o meu trabalho é fazer golos, por isso estou muito satisfeito [ser o melhor marcador do EURO Sub-17]. Quero trabalhar no máximo, melhorar em todos os treinos e jogos, e chegar à primeira equipa do Benfica."
José Gomes após o êxito de Portugal na prova realizada no Azerbaijão
"Foi um dia especial para mim. Estou satisfeito por ter feito a estreia neste estádio e também contente por termos ganho. Quero agradecer aos adeptos todo o afecto que têm mostrado por mim." Reacção de José Gomes após estrear-se nos jogos em casa na Liga portuguesa, diante do Braga, a 19 de Setembro

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os três reforços que faltam ao Benfica

Estes primeiros jogos do Benfica apesar dos resultados positivos, têm revelado algumas lacunas nomeadamente no último terço do terreno onde por vezes a equipa peca na tomada de decisão, mas há no entanto três jogadores no plantel do Benfica que são nesse aspecto  do jogo os mais fortes do plantel, são eles Jonas, Krovinovic e Zivkovic, qualquer destes três são na minha opinião sempre candidatos à titularidade do Benfica mas que por motivos diferentes (Jonas e Krovinovic por lesão, Zivkovic por opção técnica) não tem sido

Será Jota o novo Nelson?

Será Jota o novo Nelson? Todos os que acompanhamos os escalões de formação do Benfica ao longo dos anos alimentamos a esperança de ver João Filipe ou Jota como é conhecido no mundo do futebol na equipa principal. Jota chegou à equipa principal mas estranhamente e ao contrário das nossas expectativas ele não está a conseguir mostrar o seu talento, se não o tivéssemos visto vezes sem conta nos jogos da formação e nas seleções a ser sempre um jogador que resolvia jogos pela sua capacidade técnica muito acima da média, se não o conhecêssemos diríamos que estávamos perante um jogador banal sem lugar no Benfica. Esta situação do Jota faz lembrar um outro jogador do Benfica que parecia ter tudo para singrar na primeira equipa mas que tal não aconteceu, falo de Nelson Oliveira que era o grande nome da sua geração, fez inclusive um brilhante mundial de sub 20 onde foi eleito o segundo melhor jogador, numa competição que contou com nomes como, Philippe Coutinho, Oscar, Grizmann ou James ...

Benfica sofre debandada geral.

Ninguém poderá negar um facto que por estes dias é por demais evidente e que é mais um atestado de qualidade do trabalho que é feito diariamente no Benfica. O plantel às ordens de Bruno Lage está mais curto por estes dias fruto dos compromissos das seleções nacionais que levaram 11 jogadores do plantel principal, a saber; Rúben Dias e Pizzi (Portugal), Tomás Tavares, Nuno Tavares, Florentino, Gedson e Jota (Portugal Sub-21), Seferovic (Suíça), Svilar (Bélgica Sub-21), Adel Taarabt (Marrocos) e Odysseas (Grécia) são os jogadores da equipa A convocados para disputar jogos de qualificação pelas suas seleções. Para além dos 11 jogadores que o plantel principal de futebol do Benfica vai ter ao serviço de diferentes seleções, também a equipa B e os escalões de formação do Clube fornecem 26 atletas às respetivas seleções nacionais Sub-17, Sub-18, Sub-19, Sub-20 e Sub-21. Números ímpares e impressionantes que revelam e corroboram a qualidade existente no Benfica Campus! Diogo Ca...