Avançar para o conteúdo principal

Uma liderança sem bazófias



A história diz-nos que liderança isolada à nona jornada não significa título de campeão conquistado, muito pelo contrário, o que não faltam são exemplos de lideres isolados que não foram campeões, a começar pelo lider isolado à nona jornada da época passada.

Senão vejamos, na época 2015/2016 à nona jornada a classificação da primeira liga era a seguinte;
Há um ano à nona joranda, tinhamos o sporting isolado no primeiro lugar com 23 pontos, seguido do fcp com 21 pontos, o Rio Ave era terceiro com 18 pontos, o quarto era o Braga com 17 pontos e o Benfica era apenas o quinto classificado com apenas 16 pontos, menos 7 pontos que o lider sporting.


E o quais são as diferenças desta época relativamente à época transata?

Na presente época temos à nona jornada o Benfica lider isolado com 25 pontos, o porto tal como na ultima época é segundo classificado com 20 pontos, o Braga é terceiro com 20 pontos e o sporting é quarto com 18 pontos e está a 7 pontos do lider Benfica (ainda dizem que não existem coincidencias.


A história serve para que aprendamos com ela, e por isso não podemos nem devemos pensar que o facto de o Benfica estar com a liderança isolada e com uma vantagem confortável para os mais diretos rivais significa que a caminhada para o tetracampeonato está facilitada, muito pelo contrário, teremos que continuar a encarar cada jogo com a mesma seriedade, raça e entrega de há um ano atrás, devemos fazer o nosso trabalho e não nos preocuparmos com o que os adversários fazem. 

Há um ano todos sabemos o que se passou para os lados de alvalade, pensaram que o título eram favas contadas e que o Benfica com o atraso que tinha estava morto, e começaram as bazófias e a tentativa de menosprezar o Benfica os seus jogadores e principalmente o seu treinador.

Todos nos lembramos dos ataques mesquinhos de Jorge Jesus a Rui Vitória, mas o que Jorge Jesus e Bruno de Carvalho não previram foi que os seus ataques serviram para que toda a nação benfiquista se unisse em torno da sua equipa e do seu treinador e a partir desse momento cada jogo foi verdadeiramente encarado como uma final, o resultado foi que o Benfica recuperou o atraso e ultrapassou o sporting tendo conquistado o 35º titulo e o tricampeonato que já lhe escapava há largos anos.

Felizmente temos no Benfica pessoas que sabem que os campeonatos apenas são ganhos em Maio e não em Novembro, o discurso do nosso treinador não teve qualquer alteração com a liderança isolada do campeonato, e isso é muito importante.

Juntos somos mais fortes rumo ao TETRA e SEIS.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os três reforços que faltam ao Benfica

Estes primeiros jogos do Benfica apesar dos resultados positivos, têm revelado algumas lacunas nomeadamente no último terço do terreno onde por vezes a equipa peca na tomada de decisão, mas há no entanto três jogadores no plantel do Benfica que são nesse aspecto  do jogo os mais fortes do plantel, são eles Jonas, Krovinovic e Zivkovic, qualquer destes três são na minha opinião sempre candidatos à titularidade do Benfica mas que por motivos diferentes (Jonas e Krovinovic por lesão, Zivkovic por opção técnica) não tem sido

Será Jota o novo Nelson?

Será Jota o novo Nelson? Todos os que acompanhamos os escalões de formação do Benfica ao longo dos anos alimentamos a esperança de ver João Filipe ou Jota como é conhecido no mundo do futebol na equipa principal. Jota chegou à equipa principal mas estranhamente e ao contrário das nossas expectativas ele não está a conseguir mostrar o seu talento, se não o tivéssemos visto vezes sem conta nos jogos da formação e nas seleções a ser sempre um jogador que resolvia jogos pela sua capacidade técnica muito acima da média, se não o conhecêssemos diríamos que estávamos perante um jogador banal sem lugar no Benfica. Esta situação do Jota faz lembrar um outro jogador do Benfica que parecia ter tudo para singrar na primeira equipa mas que tal não aconteceu, falo de Nelson Oliveira que era o grande nome da sua geração, fez inclusive um brilhante mundial de sub 20 onde foi eleito o segundo melhor jogador, numa competição que contou com nomes como, Philippe Coutinho, Oscar, Grizmann ou James ...

Benfica sofre debandada geral.

Ninguém poderá negar um facto que por estes dias é por demais evidente e que é mais um atestado de qualidade do trabalho que é feito diariamente no Benfica. O plantel às ordens de Bruno Lage está mais curto por estes dias fruto dos compromissos das seleções nacionais que levaram 11 jogadores do plantel principal, a saber; Rúben Dias e Pizzi (Portugal), Tomás Tavares, Nuno Tavares, Florentino, Gedson e Jota (Portugal Sub-21), Seferovic (Suíça), Svilar (Bélgica Sub-21), Adel Taarabt (Marrocos) e Odysseas (Grécia) são os jogadores da equipa A convocados para disputar jogos de qualificação pelas suas seleções. Para além dos 11 jogadores que o plantel principal de futebol do Benfica vai ter ao serviço de diferentes seleções, também a equipa B e os escalões de formação do Clube fornecem 26 atletas às respetivas seleções nacionais Sub-17, Sub-18, Sub-19, Sub-20 e Sub-21. Números ímpares e impressionantes que revelam e corroboram a qualidade existente no Benfica Campus! Diogo Ca...