Não param de falar da "liga salazar" na tentativa de colar o Benfica ao regime fascista, mas então vamos relembrar alguns factos históricos do que foi o futebol durante o estado Novo;
O sporting já todos sabemos que sempre foi um clube alinhado com o regime e os seus dirigentes foram sempre destacadas figuras do estado novo, mas falemos da relação do fcp com o regime de Oliveira Salazar.
O fcp foi salvo da descida de divisão em duas ocasiões, épocas 1939/40 e 1941/42 por decreto que ditou o alargamento da primeira divisão, essas duas ligas é que deverão ser chamadas de " liga salazar".
O estádio das antas foi construído em terrenos expropriados aos seus legítimos donos por despacho do ministro das obras públicas do governo de salazar.
Para além de permitir ao fcp construir o estádio sem que este pagasse o que seria de direito aos legítimos donos dos terrenos, o estado novo ainda contribuiu com avultadas verbas para a construção do estádio das antas.
Terminadas as obras do estádio, adivinhem lá qual a data escolhida para a sua inauguração, 28 de Maio de 1952, a data não foi escolhida ao acaso, 28 de Maio era o dia do regime por excelência pois foi a 28 de Maio de 1926 que ocorreu o levantamento militar que levaria a um golpe militar e que foi o inicio do estado novo.
Quem era o presidente do fcp na altura?
Abílio Urgel Horta, para além de presidente do porto foi também um destacado deputado da assembleia nacional e um apoiante convicto do estado novo e de Salazar.
Não venham tentar lavar a história, toda a gente sabe que durante o estado novo os clubes de Lisboa foram sempre protegidis pelo regime principalmente os lampiões, o que se viu após o 25 de abril foi que o FCP passou a dominar por completo o futebol, agora estão a tentar novamente voltar atrás numa tentativa de recuperar o domínio perdido.
ResponderEliminarAldra...
EliminarA verdade, dói. Mas primeiro, é preciso saber aceitá-la. Durante o Estado Novo, o FCP foi muito beneficiado: Instituição de Utilidade Publica logo 2 anos após o golpe fascista; dois alargamentos do campeonato para que o FCP pudesse participar, que não se tinha classificado para tal: Estádio das antas construído quase de borla. Não ganhava campeonatos? Jogassem melhor!
EliminarE já agora, não havia "clube do regime", mas o clube mais perto do regime era o Sporting. O FCP, beneficiou muito e o Benfica quase só teve presidentes OPOSICIONISTAS. Por exemplo, o primeiro Procurador Geral da República, após o 25 de Abril, foi um antigo director do Jornal O Benfica. Não sabia? É claro que não. Investigue antes de dizer baboseiras.
EliminarA verdade é a seguinte: o Apito Dourado e o PC foram desmascarados, e no tempo do Salazar isto não acontecia, senão punham-nos à tabela!Esta é a verdade. Se Portugal é o que é, não agradeçam aos socialistas/comunistas, pois estes são o atraso de qualquer País que queira justiça social.Não é como eles querem e fazem!
ResponderEliminarCaros Lampiões ide visitar o MUSEU do FCP que está lá tudo retratado sobre o que o FCP passou no tempo do antigo regime. Consta que o Salazar tentou por Decreto Lei alterar o emblema do FCP de modo a retirar o DRAGÃO e as insígnias da Coroa Real, com a resistência dos PORTISTAS de então não conseguiu.
ResponderEliminarTodo o mundo sabe que as Ditaduras tinham um clube do regime e em Portugal era o benfica, daí as benesses concedidas pelo Salazar a este clube.
Só para perceber, estamos a falar daquele museu que tem uma foto com dois papas em que misteriosamente uma das personagens (carolina salgado) desapareceu?
Eliminar