Avançar para o conteúdo principal

Liga salazar, querem homenagear o homem pelos serviços prestados.

Não param de falar da "liga salazar" na tentativa de colar o Benfica ao regime fascista, mas então vamos relembrar alguns factos históricos do que foi o futebol durante o estado Novo;

O sporting já todos sabemos que sempre foi um clube alinhado com o regime e os seus dirigentes foram sempre destacadas figuras do estado novo, mas falemos da relação do fcp com o regime de Oliveira Salazar.

O fcp foi salvo da descida de divisão em duas ocasiões, épocas 1939/40 e 1941/42 por decreto que ditou o alargamento da primeira divisão, essas duas ligas é que deverão ser chamadas de " liga salazar".

O estádio das antas foi construído em terrenos expropriados aos seus legítimos donos por despacho do ministro das obras públicas do governo de salazar.

Para além de permitir ao fcp construir o estádio sem que este pagasse o que seria de direito aos legítimos donos dos terrenos, o estado novo ainda contribuiu com avultadas verbas para a construção do estádio das antas.

Terminadas as obras do estádio, adivinhem lá qual a data escolhida para a sua inauguração, 28 de Maio de 1952, a data não foi escolhida ao acaso, 28 de Maio era o dia do regime por excelência pois foi a 28 de Maio de 1926  que ocorreu o levantamento militar que levaria a um golpe militar e que foi o inicio do estado novo.

Quem era o presidente do fcp na altura?
Abílio Urgel Horta, para além de presidente do porto foi também um destacado deputado da assembleia nacional e um apoiante convicto do estado novo e de Salazar.

Comentários

  1. Não venham tentar lavar a história, toda a gente sabe que durante o estado novo os clubes de Lisboa foram sempre protegidis pelo regime principalmente os lampiões, o que se viu após o 25 de abril foi que o FCP passou a dominar por completo o futebol, agora estão a tentar novamente voltar atrás numa tentativa de recuperar o domínio perdido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A verdade, dói. Mas primeiro, é preciso saber aceitá-la. Durante o Estado Novo, o FCP foi muito beneficiado: Instituição de Utilidade Publica logo 2 anos após o golpe fascista; dois alargamentos do campeonato para que o FCP pudesse participar, que não se tinha classificado para tal: Estádio das antas construído quase de borla. Não ganhava campeonatos? Jogassem melhor!

      Eliminar
    2. E já agora, não havia "clube do regime", mas o clube mais perto do regime era o Sporting. O FCP, beneficiou muito e o Benfica quase só teve presidentes OPOSICIONISTAS. Por exemplo, o primeiro Procurador Geral da República, após o 25 de Abril, foi um antigo director do Jornal O Benfica. Não sabia? É claro que não. Investigue antes de dizer baboseiras.

      Eliminar
  2. A verdade é a seguinte: o Apito Dourado e o PC foram desmascarados, e no tempo do Salazar isto não acontecia, senão punham-nos à tabela!Esta é a verdade. Se Portugal é o que é, não agradeçam aos socialistas/comunistas, pois estes são o atraso de qualquer País que queira justiça social.Não é como eles querem e fazem!

    ResponderEliminar
  3. Caros Lampiões ide visitar o MUSEU do FCP que está lá tudo retratado sobre o que o FCP passou no tempo do antigo regime. Consta que o Salazar tentou por Decreto Lei alterar o emblema do FCP de modo a retirar o DRAGÃO e as insígnias da Coroa Real, com a resistência dos PORTISTAS de então não conseguiu.
    Todo o mundo sabe que as Ditaduras tinham um clube do regime e em Portugal era o benfica, daí as benesses concedidas pelo Salazar a este clube.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só para perceber, estamos a falar daquele museu que tem uma foto com dois papas em que misteriosamente uma das personagens (carolina salgado) desapareceu?

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Os três reforços que faltam ao Benfica

Estes primeiros jogos do Benfica apesar dos resultados positivos, têm revelado algumas lacunas nomeadamente no último terço do terreno onde por vezes a equipa peca na tomada de decisão, mas há no entanto três jogadores no plantel do Benfica que são nesse aspecto  do jogo os mais fortes do plantel, são eles Jonas, Krovinovic e Zivkovic, qualquer destes três são na minha opinião sempre candidatos à titularidade do Benfica mas que por motivos diferentes (Jonas e Krovinovic por lesão, Zivkovic por opção técnica) não tem sido

Os mails não param, este é Top 5

O ADN do Benfica, historicamente, é de uma equipa balanceada para o ataque e com olho no golo. A prova está no facto de ser o único emblema português no  top 5  de golos marcados nas competições sob a égide da  UEFA . Com 655 golos em 405 jogos disputados (média de 1,62 por jogo), as águias estão apenas atrás do Real Madrid, Barcelona, FC Bayern e Juventus. Assim dizem os dados divulgados pelo organismo que supervisiona o futebol europeu. O Benfica detém uma larga e rica história nas provas da UEFA, desde logo com a conquista de duas Taças dos Clubes Campeões Europeus (1960/61 e 1961/62), bem como presença em cinco finais como finalista vencido (1962/63, 1964/65, 1967/68, 1987/88 e 1989/90). Também dita cartas na Taça UEFA com presença em três finais (1982/83, 2012/13 e 2013/14), mas sem nunca ter conseguido levantar o troféu. Recordar que, na Europa, as maiores vitórias do Benfica foram ante os luxemburgueses do Dudelange em 1965: 10-0 na Luz e 8-0 fora de portas. Te...

Será Jota o novo Nelson?

Será Jota o novo Nelson? Todos os que acompanhamos os escalões de formação do Benfica ao longo dos anos alimentamos a esperança de ver João Filipe ou Jota como é conhecido no mundo do futebol na equipa principal. Jota chegou à equipa principal mas estranhamente e ao contrário das nossas expectativas ele não está a conseguir mostrar o seu talento, se não o tivéssemos visto vezes sem conta nos jogos da formação e nas seleções a ser sempre um jogador que resolvia jogos pela sua capacidade técnica muito acima da média, se não o conhecêssemos diríamos que estávamos perante um jogador banal sem lugar no Benfica. Esta situação do Jota faz lembrar um outro jogador do Benfica que parecia ter tudo para singrar na primeira equipa mas que tal não aconteceu, falo de Nelson Oliveira que era o grande nome da sua geração, fez inclusive um brilhante mundial de sub 20 onde foi eleito o segundo melhor jogador, numa competição que contou com nomes como, Philippe Coutinho, Oscar, Grizmann ou James ...