Avançar para o conteúdo principal

Os pecados capitais da Super Estrutura

Antes demais dizer que a equipa que entrou em campo frente ao Boavista tinha a obrigação de ganhar o jogo, quem tem Luisão, Grimaldo, Pizzi, Sálvio, Zivkovic, Jonas e Seferovic, tem obrigação de ganhar 80% dos jogos da liga portuguesa e não poderá desculpasse num frango do guarda redes para justificar a derrota, os jogadores estiveram longe de fazer tudo o que são capazes para ganhar o jogo, aos jogadores do Benfica é exigência mínima que dêem tudo em campo e que lutem até ao limite pela vitória em cada jogo, os jogos não duram 30 minutos, até o árbitro apitar para o final do jogo cada jogada, cada bola tem que ser disputada como se fosse uma final da liga dos campeões.

Mas vamos aos pecados do planeamento da época, as saídas de Ederson, Nélson Semedo e Lindelof não foram surpresa para o comum dos adeptos, muito menos o terá sido para a estrutura que gere o futebol profissional do Benfica, se assim foi porque motivo não foram precavidas essas saídas?

Baliza, com a saída de Ederson, Júlio César com os problemas físicos recorrentes e Bruno Varela que entre os postes tem qualidade mas que é muito limitado a sair aos cruzamentos para a área e o Benfica não se pode dar ao luxo de ter um guarda redes que se limite a ficar entre os postes, a estrutura do Benfica concluiu que estariam à altura da missão?
Porque motivo não foi contratado um guarda redes com créditos que desse garantias?

Defesa direito, saiu Nélson Semedo, tinhamos André Almeida o bombeiro de serviço, mas é curto, todos valorizamos a forma profissional e empenhada com que o André Almeida joga seja na posição que for ele está sempre pronto a ajudar a equipa, mas para ser titular do Benfica é preciso mais, muito mais, e o Benfica foi ao mercado e contratou Douglas ao Barcelona calma lá por vir do Barcelona não é atestado de qualidade veja-se o caso do Keirison, mas o  Douglas é tão bom que até hoje Rui Vitória não lhe reconheceu qualidade nem para fazer parte dos convocados o que é bastante esclarecedor....

Defesa central, a saída de Lindelof era um dado adquirido há muito tempo, ninguém foi apanhado de surpresa pela sua saída para o Manchester United, assentar a segurança defensiva em Luisão (36 anos), Jardel (vindo de uma época de lesões e onde quase não foi opção) e Lisandro López que nas três épocas de Benfica nunca demonstrou qualidade para ser titular do Benfica parece-me ser um enorme risco, clara que há ainda Rúben Dias e Kalaica, mas como ficou demonstrado neste inicio de época, estes partem atrás de Lisandro López o que é bastante elucidativo da confiança que Rui Vitória tem neles.

No meio-campo é sabido que Fejsa é o titular indiscutível mas as lesões são uma constante época após época na carreira do Internacional sérvio, quem é o substituto de Fejsa, Samaris, Filipe Augusto?
Nenhum deles garante a solidez do meio campo que o sérvio dá à equipa, sem Fejsa o sistema do Benfica com o meio-campo a dois simplesmente não funciona sendo facilmente anulado como temos visto, porque não foi contratado um jogador com características para substituir Fejsa?
Ou então porque insiste Rui Vitória num esquema tático se não tem jogadores com as características para o cumprirem?

Foram corridos riscos em demasia na planificação da época no que à construção do plantel diz respeito, o tempo dirá se a estrutura foi tão profissional como nos querem fazer crer.

Comentários

  1. Uma derrota e lá vem os mensageiros do Apocalipse, não esqueçam que o Benfica é tetracampeão nacional e fou Rui Vitória que no levou a esse inédito Tetra, por isso parem lá com as críticas e vamos apoiar a equipa.

    Luis Santos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Luis Santos, não se trata de apocalipse, longe disso, e também não foi uma derrota, foram duas consecutivas, mas mais alarmante que as derrotas, foram as exibições da equipa nos últimos jogos, ser adepto do Benfica não é apenas aplaudir é também apontar os erros, apintar erros não é ser do contra, eu continuo a confiar na estrutura do Benfica que tem em Luis Filipe Vieira e Rui Vitória os rostos mais visíveis de uma basta equipa cujis resultados estão à vista de todos.

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Está aí o sucessor de Ljubomir Fejsa

Está aí o sucessor de  Ljubomir   Fejsa,  o futuro dono da posição de médio defensivo da equipa principal do Benfica, tem 19 anos é campeão europeu de sub 17 e sub 19 por Portugal, vai na nona época ao serviço do Benfica sendo que vai na terceira época como titular na equipa B do Benfica, Florentino Luís é o protótipo do médio centro moderno alia a capacidade de desarme e cobertura defensiva a uma cada vez mais qualidade a sair a jogar seja arrancando com a bola em progressão seja por via de passes, esta aliás tem sido a parte onde mais tem evoluído mostrando-se cada vez mais confiante nos passes verticais, certeza contudo é que Florentino Luís está um jogador cada vez mais completo e é um jogador com o qual o Benfica pode contar para um futuro imediato.

Não se deixem iludir pelo golo do Pizzi

Todos festejamos o golo do Pizzi que valeu a vitória frente ao Lyon num jogo dificil, mas esta vitória não pode fazer esquecer mais uma exibição com muito poucos pontos positivos, o golo madrugador de Rafa deixava antever que o Benfica pideria partir para uma grande exibição ma Europa (finalmente), mas tal não se verificou, a saida de Rafa ( o melhor elemento da equipa) por lesão e a entrada de Pizzi que apesar de ter marcado o golo da vitória, fez mais uma exibição muito pobre, se na primeira parte a equipa teve uma exibição positiva, na segunda parte foi uma exibição deprimente com a agravante de estarmos a defrontar o 17º classificado do campeonato francês, Bruno Lage tarda em devolver as boas exibições e futebol empolgante da temporada passada, veremos como vai sair o Benfica deste ciclo intenso de jogos, sendo que na champions continuamos mo último lugar e portanto sem margem para erro.

O Amor já não é o que era

A serem verdade as notícias que anunciam que Ricardinho está a negociar a sua transferência para o sporting, duas questões se levantam; Primeiro, As juras de amor do Internacional português ao Benfica mais não foram que palavras vãs. Segundo, a consumação da transferência de Ricardinho para os lagartos seria a confirmação de que o petróleo não pára de jorrar no quintal dos viscondes.