Avançar para o conteúdo principal

Um dos maiores Benfiquistas de sempre

Se existir uma escala para medir o Benfiquismo, então Félix Bermudes estará no topo dessa escala, foi um dos que ajudou a definir o que é hoje o maior clube português, foi ele o responsável pela escolha do nome Sport Lisboa e Benfica, aquando da fusão em 1908.

Disse sempre presente quando o clube mais precisou, assim aconteceu em 1907 quando oito jogadores do então Grupo Sport Lisboa foram para o rival sporting, logo Félix Bermudes foi dos primeiros a ajudar o clube que nessa altura esteve em risco de desaparecer.
Nessa altura promoveu uma subscrição pública a favor do clube que rendeu a pequena fortuna de 27000 réis, em 1916 foi eleito presidente do Sport Lisboa e Benfica, tendo sido novamente eleito em1930.

Foi atleta do clube de 1905 a 1917, destacando-se no futebol, ciclismo e tenis. Em 18 de Janeiro de 1945 foram-lhe concedidos os galardões de Sócio Benemérito e de Sócio de Mérito. Em 1952 e 1954 fez parte da Comissão de Honra para o novo Parque de Jogos (Estádio da Luz). Faleceu a 5 de Janeiro de 1960.

foi por sua sugestão que o SLB adotou a devisa, "E Pluribus Unum".
Félix Bermudes foi também o autor da letra do primeiro Hino do Benfica "Avante, Avante p'lo Benfica", que de imediato foi censurado pelo regime do estado novo, regime esse de que Félix Bermudes foi um dos maiores oposicionistas.

"Avante, Avante p`lo Benfica"

“Todos por um!" eis a divisa,
Do velho Clube Campeão,
Que um nobre esforço imortaliza,
Em gloriosa tradição
Olhando altivo o seu passado,
Pode ter fé no seu futuro.
Pois conservou imaculado
Um ideal sincero e puro.

REFRÃO
Avante, avante p'lo Benfica,
Que uma aura triunfante Glorifica!
E vós, ó rapazes, com fogo sagrado,
Honrai agora os ases
Que nos honraram o passado!
Olhemos fitos essa Águia altiva,
Essa Águia heráldica e suprema,
Padrão da raça ardente e viva,
Erguendo ao alto o nosso emblema!
Com sacrifício e devoção
Com decisão serena e calma,
Dêmos-lhe o nosso coração!
Dêmos-lhe a fé, a alma!


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Força Benfica #rumoao39

 Olá amigos Benfiquistas Hoje iremos iniciar mais uma maratona que como todos desejamos nos levará ao desejado bi-campeonato, sabemos que não será um percurso fácil, os adversários tudo farão dentro e principalmente fora de campo para tentarem nos retirar do trilho, mas #juntos somo mais fortes e nada nem ninguém nos impedirá de chegar ao nosso objectivo. Força Benfica #rumoao39

O lider do coro paroquial de Contumil

O Macaco, perdão o menino Fernandinho lider do coro paroquial de Contumil deu uma entrevista à revista Sábado, onde entre outras coisas vêm denunciar as injustiças de que têm sido ditas e escritas sobre ele, diz então o Fernandinho; "É difícil gerir as massas. Levo 300 ou 400 pessoas, muitos deles jovens que nunca foram a lado nenhum, e eles em grupo sentem-se inatingíveis, acham que estão acima de tudo. Às vezes, quando chego lá para travar isso já é tarde" E continua o Fernandinho; "As pessoas gostam de generalizar e de pôr rótulos nas coisas, dizem que somos bandidos, que sou o chefe dos bandidos. Somos uma micro-sociedade, e o que existe na sociedade existe na claque. Há toxicodependentes, traficantes, assaltantes, como também há médicos ou advogados. Há pessoas boas e más. Mas também há polícias ou políticos criminosos ou corruptos e não é por um polícia cometer um crime que todos são criminosos. Não tenho nada a ver com o que as pessoas fazem no seu dia a dia,

O jogador do Benfica que é um três em um

A revista FourFourTwo fez uma listagem dos 50 melhores jogadores jovens do futebol mundial na qual incluiu três jogadores do Benfica, António Silva, João Veloso e Andreas Schjelderup.  Sobre João Veloso, jovem médio de apenas 17 anos que atua na equipa de sub-23 do Benfica, dizem: «Portugal é uma Seleção abençoada neste momento. Tem Bruno Fernandes, Rúben Neves e Bernardo Silva como opções para o meio-campo. Em pouco tempo pode ter os três em apenas um», lê-se na descrição do jovem, de 17 anos, que tem «a capacidade de decisão de um jogador dez anos mais velho». «Mais cedo ou mais tarde vai direto ao topo», acrescenta.