Se existir uma escala para medir o Benfiquismo, então Félix Bermudes estará no topo dessa escala, foi um dos que ajudou a definir o que é hoje o maior clube português, foi ele o responsável pela escolha do nome Sport Lisboa e Benfica, aquando da fusão em 1908.
Disse sempre presente quando o clube mais precisou, assim aconteceu em 1907 quando oito jogadores do então Grupo Sport Lisboa foram para o rival sporting, logo Félix Bermudes foi dos primeiros a ajudar o clube que nessa altura esteve em risco de desaparecer.
Nessa altura promoveu uma subscrição pública a favor do clube que rendeu a pequena fortuna de 27000 réis, em 1916 foi eleito presidente do Sport Lisboa e Benfica, tendo sido novamente eleito em1930.
Foi atleta do clube de 1905 a 1917, destacando-se no futebol, ciclismo e tenis. Em 18 de Janeiro de 1945 foram-lhe concedidos os galardões de Sócio Benemérito e de Sócio de Mérito. Em 1952 e 1954 fez parte da Comissão de Honra para o novo Parque de Jogos (Estádio da Luz). Faleceu a 5 de Janeiro de 1960.
foi por sua sugestão que o SLB adotou a devisa, "E Pluribus Unum".
Félix Bermudes foi também o autor da letra do primeiro Hino do Benfica "Avante, Avante p'lo Benfica", que de imediato foi censurado pelo regime do estado novo, regime esse de que Félix Bermudes foi um dos maiores oposicionistas.
"Avante, Avante p`lo Benfica"
“Todos por um!" eis a divisa,
Do velho Clube Campeão,
Que um nobre esforço imortaliza,
Em gloriosa tradição
Olhando altivo o seu passado,
Pode ter fé no seu futuro.
Pois conservou imaculado
Um ideal sincero e puro.
REFRÃO
Avante, avante p'lo Benfica,
Que uma aura triunfante Glorifica!
E vós, ó rapazes, com fogo sagrado,
Honrai agora os ases
Que nos honraram o passado!
Olhemos fitos essa Águia altiva,
Essa Águia heráldica e suprema,
Padrão da raça ardente e viva,
Erguendo ao alto o nosso emblema!
Com sacrifício e devoção
Com decisão serena e calma,
Dêmos-lhe o nosso coração!
Dêmos-lhe a fé, a alma!
Comentários
Enviar um comentário