Avançar para o conteúdo principal

Obrigado Jonas, o pior avançado do Mundo

Jonas termina hoje, por imperativos de ordem física, uma carreira que teve um final brilhante. Retira-se como segundo melhor goleador estrangeiro do Benfica e, na minha opinião, melhor jogador estrangeiro da história do clube, o Aimar que me desculpe.
Como é estranho o futebol!

Jonas não teve escola, pois só começou a jogar aos 20 anos no Guarani de Campinas.
E, por duas vezes na carreira, foi considerado o “pior avançado do Mundo”. Em 2009, quando falhou um golo decisivo pelo Grémio frente a uma equipa menor da Colombia na Taça dos Libertadores, falhando o remate por três vezes com a baliza deserta, na mesma jogada - talvez o mais estrondoso falhanço da história do jogo. E, em 2014, quando ficou três meses na doca seca de Valência, pouco antes de se mudar para o Benfica.

Chegou à Luz completamente desacreditado por causa da incompreensão dos últimos treinadores que teve no Valência, em especial o português Nuno Espírito Santo. Poucos acreditavam na reabilitação do jogador.
E agora sai com a admiração e o respeito de todos os adeptos, não apenas os benfiquistas, e com o aplauso unanime da “crítica”. Pelo que ouço e leio, aliás, parece que só eu duvidei da aposta de Rui Costa, há cinco anos.
Mas, apesar do indiscutível sucesso, com nove títulos em cinco épocas, incluindo 4 campeonatos, fica uma dúvida eterna pela sua fraca prestação nas provas da UEFA. Os brasileiros, que nunca o quiseram na selecção e agora estão admiradíssimos com o estatuto de ídolo do Benfica, acham que ele só foi grande em Portugal por causa da baixa competitividade da nossa Liga.

Pode ser. No futebol, ao contrário do que achava o poeta, são as fracas oposições que fazem mais fortes os Reis. Quem não sabe defender, acaba goleado. E Jonas soube aproveitar isso como ninguém.
Obrigado, pois, ao “pior avançado do Mundo” e a todos os envolvidos na decisão de recomeçar a carreira em Portugal, cada vez menos opção nem desafio para grandes jogadores, devido às disparidades financeiras - e, também, à baixa competitividade.

Texto de João Querido Manha,
https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=10216963808145063&id=1162058242

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Força Benfica #rumoao39

 Olá amigos Benfiquistas Hoje iremos iniciar mais uma maratona que como todos desejamos nos levará ao desejado bi-campeonato, sabemos que não será um percurso fácil, os adversários tudo farão dentro e principalmente fora de campo para tentarem nos retirar do trilho, mas #juntos somo mais fortes e nada nem ninguém nos impedirá de chegar ao nosso objectivo. Força Benfica #rumoao39

O lider do coro paroquial de Contumil

O Macaco, perdão o menino Fernandinho lider do coro paroquial de Contumil deu uma entrevista à revista Sábado, onde entre outras coisas vêm denunciar as injustiças de que têm sido ditas e escritas sobre ele, diz então o Fernandinho; "É difícil gerir as massas. Levo 300 ou 400 pessoas, muitos deles jovens que nunca foram a lado nenhum, e eles em grupo sentem-se inatingíveis, acham que estão acima de tudo. Às vezes, quando chego lá para travar isso já é tarde" E continua o Fernandinho; "As pessoas gostam de generalizar e de pôr rótulos nas coisas, dizem que somos bandidos, que sou o chefe dos bandidos. Somos uma micro-sociedade, e o que existe na sociedade existe na claque. Há toxicodependentes, traficantes, assaltantes, como também há médicos ou advogados. Há pessoas boas e más. Mas também há polícias ou políticos criminosos ou corruptos e não é por um polícia cometer um crime que todos são criminosos. Não tenho nada a ver com o que as pessoas fazem no seu dia a dia,

O jogador do Benfica que é um três em um

A revista FourFourTwo fez uma listagem dos 50 melhores jogadores jovens do futebol mundial na qual incluiu três jogadores do Benfica, António Silva, João Veloso e Andreas Schjelderup.  Sobre João Veloso, jovem médio de apenas 17 anos que atua na equipa de sub-23 do Benfica, dizem: «Portugal é uma Seleção abençoada neste momento. Tem Bruno Fernandes, Rúben Neves e Bernardo Silva como opções para o meio-campo. Em pouco tempo pode ter os três em apenas um», lê-se na descrição do jovem, de 17 anos, que tem «a capacidade de decisão de um jogador dez anos mais velho». «Mais cedo ou mais tarde vai direto ao topo», acrescenta.